O Início
Por volta do final do século XIX, ingleses e escoceses, que trabalhavam na São Paulo Railway, e em outras empresas britânicas, promoveram as primeiras iniciativas para a formação de um grupo de pessoas interessadas em jogar golfe na cidade de São Paulo.
O primeiro local escolhido para a prática do esporte, então tipicamente britânico, foi a Chácara Dulley, localizada entre os rios Tamanduateí e Tietê, em área que, no século XVIII pertenceu aos beneditinos, de propriedade do norte americano Charles Dulley. Na época pelo seu espaço e localização privilegiada, a Chácara praticamente centralizava as atividades britânicas na cidade.
Entretanto, a expansão urbana obrigou esses golfistas pioneiros a se mudarem para outro local. A área escolhida localizava-se onde hoje está o bairro Bela Vista, então pouco habitada. Foi nesse novo local que esse grupo pioneiro, resolveu então, fundar um clube onde pudessem praticar o golfe, junto com seus familiares.
Nascia assim em 1901, o São Paulo Country Club, consolidado com a construção de um novo campo. Local aprazível, próximo à Avenida Paulista, em cuja via começavam a proliferar os casarões dos barões do café, este campo de golf passou a ser conhecido e visitado por numerosas famílias. Como se situava na parte mais elevada, o local ficou conhecido como "Morro dos Ingleses", cuja denominação permanece até hoje. J. M. Stuart foi o vencedor do primeiro torneio jogado em 1903. Seu nome está gravado no troféu disputado então e até hoje guardado na sede, constituindo-se no documento cabal da existência do clube, já no começo do século. Outro troféu que conta história, a Taça Clark, a mais tradicional disputada pelo clube desde 1904.
O "Morro dos Ingleses" passou a atrair mais gente e o progresso, inevitavelmente, chegou ao local, obrigando outra mudança: Bairro do Jabaquara. Lá ficaram até por volta de 1915.
Santo Amaro
Em terreno adquirido da "Light" situado em Santo Amaro, para além do Largo 13 de Maio foi feito um novo campo. Corria o ano de 1915. Com o passar dos anos, o clube foi crescendo, firmando-se como um dos mais tradicionais do Estado - já com o nome de São Paulo Golf Club - e passando a ostentar invejável status.
Era preciso acompanhar o progresso. E as Diretorias não descuidaram da melhora que se faziam necessárias, para atender ao crescente número de associados e as exigências deles. Assim em 1935 foi processada a primeira reforma, quando o clube contratou os serviços de um dos maiores nomes em arquitetura de campos de golfe dos Estados Unidos, Stanley Thompson, que com a ajuda do Profissional José Maria Gonzalez, com muitos anos de clube, introduziu as reformas do campo e greens de grama, em substituição aos de areia.